01/06/09

A sério? Não pode, Captain Obvious.

Dois pediatras da Universidade do Indiana, Rachel Vreeman e Aaron Carroll, desenvolveram um estudo sobre alguns mitos médicos em que os próprios agentes de saúde acreditam, divulgou a Newsweek desta semana.

Segundo a investigação revelou, não é necessariamente condição imperiosa beber oito copos de água por dia e as unhas não crescem após a morte, num cadáver. A publicação asseverou que, apesar da pesquisa não adiantar nada de novo, estes investigadores vieram, no entanto, revolucionar consciências, pois receberam centenas de e-mails, alguns irados, e dúzias de pedidos para entrevistas pela comunicação social.


“Muitas pessoas ficaram incrivelmente incomodadas com o facto de questionarmos que precisamos de oito copos de água”, referiu Vreeman. “Nove estudos da literatura em Psicologia, explica que conseguimos líquidos suficientes através de outras bebidas”, continuou.

Os autores do estudo, apresentaram uma tese chamada «Don't Swallow Your Gum!» («Não engulas a tua pastilha elástica!»). O trabalho será lançado em livro na próxima semana e trata de meias verdades sobre mitos médicos. Ler com pouca luz não afecta a visão e a vitamina C não cura constipações (ajuda a evitá-las), dizem Rachel e Aaron.

“Há uma tendência para se acreditar em rumores como se fossem factos”, dizem os investigadores. Um psicólogo da Universidade de York, James, Alcock, também trabalha sobre um estudo que recai na psicologia da crença, admite que é difícil traçar onde e quando é que essas crenças começaram. “Toda a gente já ouviu que precisamos de oito copos de água por dia, por exemplo, mas ninguém sabe dizer quem foi a fonte”, defende.

Fonte: www.cienciahoje.pt

Stalkers

Coisas

Acerca de mim

A minha foto
Moderadamente gira, satisfatoriamente inteligente. Mais-ou-menos fixe.